(83) 8692-5991 / (11) 9.9906-0896 — [email protected]

“Roleta Russa” (11’26”), por Celso Jamelo

A Biblioteca Roberto Piva, onde está reunido o acervo bibliográfico pessoal e as obras publicadas e pesquisadas pelo poeta paulistano Roberto Piva, é um espaço de trocas, formação de leitores e encontros literários baseado no centro de São Paulo. Atualmente reúne também o acervo bibliográfico do filósofo e tradutor Raul Fiker.

Aberta para rodas de leituras e eventos organizados pelo editor e poeta Gabriel Kolyniak junto a Gustavo Benini e amigos do Piva desde 2017, no entanto, com a pandemia – e as dificuldades financeiras destes tempos – encontra-se com suas portas fechadas.

Em 2018, assim que cheguei em São Paulo, tive o prazer de me engajar junto a Biblioteca e entrar no núcleo de organização e agitação cultural junto a amigos muito queridos. Um deles foi o Roger Tieri com quem caminho junto nesse empreendimento intelectual e visceral que é a Editora ProvokeATIVA. Não fosse a Biblioteca Roberto Piva alguns desses encontros não teriam acontecido como aconteceram.

Este vídeo gravado pelo cineasta e parceiro – também da Biblioteca – Celso Jamelo nos mostra um pouco do que é o clima numa noite de leituras na Biblioteca. Jamelo elenca no final todos os participantes. Destaco aqui nossa homenagem à poeta e vídeo-artista Laís Reis, a quem homenagearemos constantemente neste site, que nos deixou ano passado.

Texto de Jamelo: “No primeiro encontro de leitura da Biblioteca Roberto Piva em 2020, entre as cabeças de cavalo modeladas por Isadora Reimão, os quadros de Maninha Cavalcante, estavam reunidos Caio Nunes, Celso Jamelo, Gabriel Kolyniak, Glau Colturato, Guilherme Botacini, Guilherme Coube, Ikaro Max, Laís Reis, Marina Moura, Pedro Spigolon e Roger Tieri, em verborragia, claricanto, milagre dos botos, Babel reconquistada, cut-up instantâneo entre a letra e a voz, olho errante desliza pela página.

Você pode acompanhar o perfil da Biblioteca Roberto Piva e acompanhar os trabalhos e ideias do Celso Jamelo (e seu Movimento Extracionista) nos links.

 

 

*

Acompanhe a ProvokeATIVA nas redes sociais aqui e conheça a nossa loja!