(83) 8692-5991 / (11) 9.9906-0896 — [email protected]

E a medalha de ouro vai para as ARTES!

Vou aproveitar a brecha de que agora o Surfe e o Skate estão nas olimpíadas e vou falar de outra modalidade de “vagabundo” que também dava medalhas.

Você sabia que na Grécia antiga a literatura, a escultura, a pintura, a música e a arquitetura eram modalidades olímpicas? Pois é, os talentos artísticos eram valorizados nos jogos do passado.

As olímpiadas foram criadas em homenagem a Zeus, pelo o herói Hércules, e sabe, foi mesmo, EU JURO QUE FOI! E Zeus também existiu. QUÊ?

Zeus - Origem, história, poderes, personalidade e família

É claro que dizer que Zeus existiu foi uma provocação filosófica um tanto quanto entusiástica, ou então, apenas uma brincadeira da minha parte. Fato é que os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

A história dos jogos olímpicos é farta de informações valiosas e se você quer saber mais a respeito, vale muito a pena a pesquisa. Seja em livros, seja no deus Google. (dê preferência aos livros). Use o Google para achar os livros, melhor! (rs)

Mas o assunto da matéria é outro, quero pegar DOIS GANCHOS que eu sei que talvez brotaram do teu inconsciente para o consciente ao ler até aqui.

1. A arte combina com competição? 

– É uma pergunta polêmica. Eu já cansei de discutir isso em mesa de bar com diversos artistas e sabe, não cheguei a lugar algum. Aliás, cheguei a um ponto mediano. O famoso “em cima do muro”. Eu achava que não, que a arte não deveria ser competitiva. Mas hoje eu mudei um pouco a minha visão e vou dizer o por quê.

Dossiê Olímpico: CRAQUE conta um pouco sobre história do maior evento esportivo do mundo | Esportes | A Crítica | Amazônia - Amazonas - Manaus

Em todas as competições de arte que eu tive a chance de estar presente eu vi um grande respeito entre os “competidores”. Claro que é legal ganhar, mas também é legal você estar perto e “competindo” com pessoas que amam a mesma coisa que você. Me lembrou muito os competidores de skate, que costumam ser leais e até torcer para os adversários em certos momentos.

Resumindo a minha opinião: Continuo achando que a arte não combina com competição, mas sim, com o espírito olímpico. 

Olimpíadas: Rayssa Leal, a Fadinha, conquista medalha de prata no skate street | globoesporte / olimpíadas | ge

Arte e design: tudo sobre os símbolos dos Jogos Olímpicos de Tóquio - Casa e Jardim | Design

Olimpíadas 2021: Conheça os mascotes dos Jogos Olímpicos de Tóquio

 

Prêmio da Funarte seleciona obras de artes visuais para as Olimpíadas | TechSoup Brasil

Skate estreia nas Olimpíadas, e Brasil é um dos favoritos; confira atletas, horários e como assistir - Jogada - Diário do Nordeste

 

2. O que pode ou não ser considerado modalidade olímpica?

– Qual o limite da coisa toda, saca? Tem limite? Eu lembro que eu jogava futebol na rua em que fui criado na infância, mas também eu jogava um jogo muito legal chamado “cuspe a distância”.

E desculpe, não posso deixar de citar o poema do Manoel De Barros em que ele diz:

“Todas as coisas cujos valores podem ser / disputados no cuspe à distância / servem para poesia”

Nesse caso, o que serve para a Olimpíada? Será que se milhões de pessoas começassem a disputar cuspe a distância e criassem federações e centros de treinamentos e clubes, veríamos isso nos Jogos? Ou será que isso se limita apenas ao bom e também velho Livro dos Recordes?

Aliás, saiba que existe um campeão mundial de cuspe a distância e a catarrada do cidadão voou 21 metros! Se diziam (ainda dizem) que skate e surfe é coisa de vagabundo, imagina isso?

Bom, finalizo este post com essa reflexão e um pouco mais de informação: sabia que a arte não foi modalidade olímpica só na antiguidade?

Entre 1912 e 1948, foram sete edições com competições de arte.

Inspirado nas Olimpíadas da Grécia Antiga, o fundador dos Jogos modernos, Pierre du Coubertin, queria os corpos e as mentes mais sarados.

As obras eram enviadas para um comitê avaliador e precisavam ter temática esportiva. Dois atletas foram medalhistas no esporte e nas artes: o americano Walter Winans foi ouro no tiro (1908) e em escultura, por exemplo. Leia mais nesse artigo da Abril. 


Gostou deste conteúdo? Curta, comente e compartilhe – ajude-nos a quebrar as malfadadas muralhas da comunicação com a limitação do algoritmo. Precisamos de sua solidariedade para levar essa mensagem a mais gente.

Você pode conhecer nossos livros e adquiri-los nossa Loja e ajudar a fortalecer nossa editora, nosso blog e nossas propostas independentes. Chega junto!

Aproveita e segue também nosso perfil no Instagram.

Um beijo, e até o próximo post!